ID: 47514
Autoria:
Daniela Almeida de Oliveira Botelho, Sarah Venturim Lasso, Emerson Wagner Mainardes.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 2, n. 2, p. 26-53, Janeiro-Abril, 2015. 28 página(s).
Palavras-chave:
empresas capixabas , fatores de inovação , Inovação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do presente artigo foi identificar os principais fatores que levam as empresas capixabas a inovarem. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a capacidade de inovação, as motivações para inovar e as dificuldades que podem impedir a inovação. A partir da proposição de um modelo que reuniu fatores para inovação, capacidades e motivos para inovar, e barreiras à inovação, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com 119 empresas capixabas, tendo sido coletados os dados a partir de um questionário junto a proprietários e gestores das empresas. Após a análise dos dados, concluiu-se que a falta de financiamento é um obstáculo relevante para a inovação, que o principal objetivo das empresas inovadoras é aumentar a qualidade nos serviços/produtos, e que fatores, como um bom clima organizacional e um bom relacionamento com fornecedores e clientes, influenciam a inovação das empresas. Foi possível notar que as empresas inovadoras demonstram alguns problemas na gestão para a inovação e percebem pouco a importância de manter um bom relacionamento com outras empresas e com centros de pesquisa. O estudo realizado pode favorecer o desenvolvimento da inovação nas empresas capixabas, visto que indica objetivos, obstáculos, capacidades e fatores de inovação, podendo ser um orientador das práticas de inovação nas empresas em geral.