ID: 47476
Autoria:
Eduardo Favero Sganderla, Maria Cristina Bohnenberger, Vânia Gisele Bessi, Serje Schmidt.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 4, n. 1, p. 19-35, Setembro-Dezembro, 2016. 17 página(s).
Palavras-chave:
Geração Y , Liderança , Satisfação no trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Tem-se discutido muito, no meio acadêmico, acerca das características e particularidades que configuram o perfil daqueles pertencentes à chamada Geração Y. Por outro lado, no meio empresarial, fala-se no desafio constante que é o gerenciamento desse grupo, da busca pelo seu engajamento e comprometimento, em relação à empresa onde atuam. Nesse sentido, esta pesquisa tem o intuito de colaborar com a discussão acerca desses jovens. Buscou-se, neste trabalho, identificar o estilo de liderança esperado por esta geração e os fatores que contribuem com sua satisfação no trabalho. O método de pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, realizada através de coleta de dados com alunos concluintes do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Novo Hamburgo/RS. Para a identificação do perfil de liderança esperado foi utilizado como referência o Questionário LASI, desenvolvido por Hersey e Blanchard (1986). De um total de 112 alunos inquiridos, obteve-se um retorno de 67 questionários válidos. Após a análise dos dados verificou-se que o fator principal para satisfazer os jovens respondentes, pertencentes à geração Y no ambiente de trabalho é a oportunidade de aprendizado e que o estilo de liderança esperado, segundo o Modelo de Hersey e Blanchard, é o E2 (persuadir) e o E3 (compartilhar), ambos voltados para o relacionamento entre os subordinados e seus líderes.