ID: 57712
Autoria:
Nicoline Pinheiro Fernandes, Lívia Castro D'Avila, Ana Paula Capuano da Cruz, Errol Fernando Zepka Pereira Junior.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 3, p. 26-62, Maio-Agosto, 2020. 37 página(s).
Palavras-chave:
Características pessoais , Empreendedor , Empresa , Oportunidade , Perfil
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Devido ao aumento do número de publicações científicas e não científicas relacionadas ao tema empreendedorismo, a oferta de disciplinas específicas voltadas ao campo em cursos superiores, a predisposição dos brasileiros em empreender e a falta de consenso na literatura sobre o conceito de empreendedor, a pesquisa buscou investigar: Como o empreendedor é reconhecido no campo de Empreendedorismo e Inovação nas pesquisas vinculadas em periódicos nacionais? Em vista de responder esta questão, o estudo teve como objetivo analisar as diferentes definições de empreendedor no campo de Empreendedorismo e Inovação. Como estratégia metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa, utilizando-se do procedimento sistemático denominado meta-estudo. A partir da coleta de dados, identificaram-se 105 artigos relacionados ao tema e após a análise dos mesmos, através de análise de conteúdo categorial, foi possível observar que a maior parte dos estudos analisados ainda reconhece o empreendedor como sendo aquele que cria/abre uma nova empresa, sendo proprietário ou principal responsável por ela. As principais divergências das demais pesquisas apontam para uma conceituação do empreendedor associada à atividade inovadora, visão, desenvolvimento econômico de uma região, identificação de oportunidades e características comportamentais. Cabe ressaltar que a pesquisa considerou os estudos publicados apenas em revistas brasileiras de empreendedorismo e inovação, assim, podem ser indicadas comparações com a literatura internacional em função das discrepâncias e diferenças na conceituação.