ID: 59458
Autoria:
Luis Carlos Alves da Silva, Flávio Brambilla, Maicon Silva, Lavinia Mello.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 8, n. 1, p. 25-47, Setembro-Dezembro, 2020. 23 página(s).
Palavras-chave:
Ambiente de sala de aula , Cocriação de valor , Interação , Troca de experiências
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A importância do tema cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, torna-se manifesto, a partir do momento que a cocriação estimula pensar o ambiete de sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno, gerando ganho de valor para ambas as partes, e criando um ambinte mais interativo, tonando as aulas mais atrativas para os alunos. Então, objetivo desse estudo é analisar a cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, sendo possível pensar a sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo e exploratório. Já a coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado, contendo (9) perguntas, tendo como participes (5) professores e (5) alunos. Os resultados apontam que os professores esperam que os discentes (alunos) sejam agentes proativos na construção do conhecimento. Por outro lado, os alunos caracterizam o docente (professor) como suporte para o desenvolvimento e não como fonte do saber. O papel de cada um, professor e aluno, é inerente e tido como esperado. Além disso, a interação possibilita um alinhamento de interesses entre professores e alunos, gerando valor no processo de construção do conhecimento. Dessa forma a cocriação de valor, a partir da troca de experiências no ambiente de sala de aula, amplia e fortalece as relações estabelecidas entre professor e aluno.