ID: 16005
Autoria:
Marcelo Paiva da Motta.
Fonte:
Revista Brasileira de Inovação, v. 12, n. 2, p. 311-344, Julho-Dezembro, 2013. 34 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Domínios , Geografia Econômica , Internet
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste artigo é analisar a distribuição espacial da
Internet na escala nacional, na dimensão da oferta de conteúdo. Para
tanto, foi utilizado o registro de domínios como proxy da localização
onde as informações são produzidas. Partiu-se da hipótese de que a
espacialidade dos domínios, a despeito de sua imaterialidade, não
prescinde de uma ancoragem espacial precisa, relacionando-se com
processos materiais da sociedade. Isto é verificado pela comparação dos
padrões espaciais dos domínios com a demografia e a distribuição das
atividades econômicas em geral no território. Conclui-se que a geografia
dos domínios é extremamente concentrada, contrariando o viés
antigeográfico suscitado pela disseminação da Internet. Os resultados
são consistentes com a abordagem institucionalista, pela qual as
empresas que operam online tendem a se aglomerar nas metrópoles,
integrando-se com o ambiente econômico prévio.