ID: 24069
Autoria:
Maria Beatriz Amorim Borher, Jorge Avila, Ana Célia Castro, Cláudia Inês Chamas, Sergio Paulino.
Fonte:
Revista Brasileira de Inovação, v. 6, n. 2, p. 281-310, Julho-Dezembro, 2007. 30 página(s).
Palavras-chave:
Desenvolvimento , Ensino , Inovação , Pesquisa , Propriedade Intelectual
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do artigo é analisar a recente expansão das atividades de ensino e pesquisa em propriedade intelectual no Brasil. O dinamismo da pesquisa acadêmica brasileira, com crescente inserção internacional pela publicação de artigos em revistas indexadas e pela formação de redes, tem como conseqüência expressiva demanda por profissionais capazes de lidar com o ambiente complexo e multidisciplinar da propriedade intelectual, nos setores governamentais (ministérios, universidades, instituições de pesquisa, agências reguladoras, Judiciário, Legislativo, etc.) e não-governamentais (empresas privadas, ONGs, escritórios de advocacia, etc.). O desafio é formar esses profissionais e possibilitar o desenvolvimento de modelos de interpretação e aplicação da propriedade intelectual compatíveis com economias crescentemente baseadas no desenvolvimento tecnológico. Há evidências do uso crescente da perspectiva interdisciplinar para a análise do tema propriedade intelectual, que é uma abordagem academicamente bastante desafiadora.