ID: 9986
Autoria:
Marcelo de Rezende Pinto.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 12, n. 1, p. 166-195, Janeiro-Março, 2013. 30 página(s).
Palavras-chave:
consumidor de baixa renda , Experiências de consumo , Grounded Theory , Teoria da cultura do consumo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho tem por objetivo geral investigar como as experiências de consumo de eletrônicos pelos consumidores de baixa renda interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Na revisão da literatura, buscou-se privilegiar tanto a noção experiencial quanto a perspectiva simbólica do consumo com o aporte da teoria da cultura do consumo. A pesquisa, de cunho qualitativo e de inspiração etnográfica, investigou consumidores de baixa renda de um dos bairros pobres de uma capital brasileira. Os dados da investigação empírica foram examinados com base na Análise de Conteúdo. Com a intenção de ir além das descrições, o trabalho também visou à construção de uma teoria substantiva por meio da grounded theory construtivista tal como proposta por Strauss e Corbin (2008) e Charmaz (2006). A teoria substantiva gerada salientou que nas experiências de consumo de eletrônicos de consumidores pobres é possível perceber uma intensa relação com o sistema cultural e simbólico construída entre os sujeitos pesquisados. Diversas outras categorias emergiram do estudo e serviram para explicar o fenômeno: identificação com o bairro, violência e tráfico, influências sociais, o papel dos relacionamentos, compartilhamento de objetos e espaços, posse e uso dos eletrônicos como distinção. Para a elaboração da teoria mostraram-se importantes também as categorias formas de aquisição dos aparelhos, experiências de compra, dilemas de compra à vista e a prazo, uso do crédito, percepção do consumidor de baixa renda e sonhos de consumo.