ID: 23632
Autoria:
Carlos Antônio Giovinazzo Júnior.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 6, n. 1, p. 41-48, Janeiro-Junho, 2007. 8 página(s).
Palavras-chave:
Dialética , Escola de Frankfurt , Formação cultural , Teoria crítica da sociedade
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Neste artigo, são propostas algumas reflexões acerca dos modelos de formação cultural predominantes na sociedade contemporânea, marcada pela racionalidade instrumental e técnica. Por meio da apresentação de algumas concepções de Herbert Marcuse e de Theodor W. Adorno sobre história, dialética, razão e experiência, destaca-se a necessidade de revisão das formas de atuação política, tendo em vista o caráter conservador do capitalismo tardio. Nesse sentido, sugere-se que a dialética marxista seja reavaliada à luz de conceitos tais como negação e escolha determinadas, e que o processo histórico seja considerado campo de possibilidades, a partir do binômio continuidade-ruptura. Também são abordadas as conseqüências do tipo de racionalidade vigente, em que prevalecem as falsas necessidades, ou seja, aquelas impostas; e a cisão entre pensamento e experiência, atuante na formação cultural dos indivíduos, de maneira que impeça a sua autonomia, o que, conseqüentemente, repercuti na ação política.