ID: 33136
Autoria:
Felipe de Almeida Malvezzi, André Luiz Zambalde, Daniel Carvalho de Rezende.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 5, p. 109-123, Setembro-Outubro, 2014. 15 página(s).
Palavras-chave:
Difusão da Inovação , Gestão da Inovação , Núcleo de Inovação Tecnológica , Propriedade Intelectual , Transferência de Tecnologia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Formas de tornar as patentes de universidades brasileiras em inovação têm sido discutidas tanto pela academia quanto pelos órgãos financiadores visando gerar, além de conhecimento, benefícios sociais e econômicos para a universidade e para a sociedade em geral. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias e práticas de marketing desenvolvidas por universidades brasileiras para a promoção e comercialização de registros de patentes, visando à inovação. O pressuposto para esta investigação é que a utilização das estratégias de marketing constitui um aspecto necessário e fundamental para o sucesso da transferência de patentes quando se vislumbra a inovação tecnológica. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa fundamentada em referencial teórico, documental, entrevistas e estudo multicaso. Após levantamento e análise dos dados envolvendo a UNICAMP, USP e UFMG na promoção e comercialização de seus registros de patentes, observou-se que as principais práticas de marketing identificadas foram: inventário e classificação de patentes, agentes de inovação, comunicação integrada de marketing, vitrine tecnológica, resumo executivo de patentes, promoção de eventos e visitas institucionais. Conclui-se ainda, no contexto do marketing na gestão da inovação na universidade, que o maior desafio é conseguir trabalhar a inovação radical e a incremental de forma diferente e simultaneamente, pois ambas são necessárias para o desenvolvimento científico e tecnológico a curto e longo prazo.