ID: 40583
Autoria:
Jéssica Pulino Campara, Kelmara Mendes Vieira, Vânia Medianeira Flores Costa, Luana dos Santos Fraga.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 1, p. 71-85, Janeiro-Março, 2016. 15 página(s).
Palavras-chave:
Antecedentes da Dívida , Consequentes da Dívida , Estratégias para Tornar-Se Adimplente , Nome Sujo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo desse estudo é identificar quais os antecedentes e os consequentes do endividamento e quais as estratégias adotadas pelos indivíduos para tornar-se adimplente, considerando nos consequentes da dívida os fatores financeiros, pessoais e sociais. Para isso, foram entrevistados 14 indivíduos que estavam com o seu nome vinculado a um cadastro de dívida ativa. Os principais resultados apontam que a inadimplência pode surgir do descontrole no ato de consumir, da falta de planejamento, por cobranças indevidas, principalmente por telefonias ou até mesmo pelo empréstimo do nome para um amigo ou familiar. Como consequências, os entrevistados exibem mais preocupações, desconforto, angústia, mágoa, constrangimento e vergonha, não conseguem obterem crédito e muitas vezes são cobrados por familiares por encontrarem-se nessa situação. Esses resultados sinalizam que estratégias devem ser realizadas no âmbito de educar os indivíduos financeiramente e orientá-los para que planejem melhor seus gastos, evitando o descontrole e consequentemente a inadimplência. Além disso, salienta-se a necessidade de uma maior fiscalização, principalmente em relação às cobranças indevidas.