ID: 42840
Autoria:
Kelly Soffner Mashorca, Eduardo Eugênio Spers, Juliana de Proença Vetucci, Hermes Moretti Ribeiro da Silva.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 3, p. 401-117, Julho-Setembro, 2016. -283 página(s).
Palavras-chave:
Alimentos , Beleza , Comportamento do Consumidor , Nutricosméticos , Saúde
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O mercado brasileiro tem apresentado crescimento em alguns setores, devido ao aumento do poder de compra dos consumidores ao longo dos anos. Entre esses mercados estão o alimentício, que passa pela tendência de busca por alimentos saudáveis, e o de cosméticos, cujos produtos têm se tornado cada vez mais importantes na vida das pessoas, que buscam constantemente a melhora da beleza. Esses mercados deram origem a um novo, o de nutricosméticos, ou seja, alimentos que visam melhorar a beleza de dentro para fora. Os nutricosméticos atendem tanto à necessidade de alimentação quanto de beleza, de modo que esse artigo se propõe a identificar os valores associados a essas duas necessidades em conjunto, tendo como objetivo captar a percepção dos indivíduos acerca desse produto. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, além da aplicação do Focus Group, do Laddering e da Conjoint Analysis, técnicas adequadas para analisar produtos novos. Os resultados mostraram que os consumidores têm buscado a melhora da beleza como estilo de vida, por meio da adoção de atitudes e de hábitos saudáveis, uma vez que isso os faz sentir melhor consigo mesmos e sejam melhor sucedidos nas relações sociais. Observou-se que o aspecto mais valorizado em relação a nutricosméticos é a base científica, o que indica uma dificuldade do lançamento de produtos novos. Considerou-se, por fim, que os nutricosméticos representam que há uma linha tênue entre os valores relacionados a alimentação e os relacionados à beleza.