ID: 60311
Autoria:
Clarice Mara Sousa e Silva, Osório Carvalho Dias.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 19, n. 4, p. 862-887, Outubro-Dezembro, 2020. 26 página(s).
Palavras-chave:
B2B2C , Comércio Eletrônico , Diferenciação , Logística Reversa , Segmentação
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo: apresentar bases para a realização de segmentação de mercado e diferenciação de serviços de logística reversa para e-commerce, considerando as características do modelo B2B2C. Metodologia/abordagem: pesquisa aplicada, documental e qualitativa. Coletaram-se dados de e-commerces, operadores logísticos e consumidores finais, por meio de informações obtidas nos websites das empresas pesquisadas e no website Reclame aqui. As análises dos dados foram efetuadas primeiro por meio da Análise de Conteúdo e depois por meio da Análise de Agrupamentos. Principais resultados: os atributos Capilaridade, Prazos Variados, Full Service, Flexibilidade e Informação são considerados bases para executar estratégias de segmentação de mercados e diferenciação de ofertas de logística reversa para e-commerces. Os atributos Informação, Flexibilidade e Full Service apresentaram maior volume de motivações para reclamação entre consumidores finais. Contribuições teóricas/metodológicas: as bases para a segmentação do mercado de logística reversa, quando fundamentadas em benefícios estabelecidos não apenas nas relações B2B, mas também no consumidor final – B2B2C, sugerem que a abordagem conceitual de segmentação B2B2C encontra evidências no ambiente logístico. Relevância/originalidade: o estudo apresenta evidências inéditas relativas à abordagem conceitual de segmentação B2B2C no mercado de e-commerce brasileiro, onde tradicionalmente os estudos focam apenas um lado da cadeia (B2B ou B2C), não realizando conexões na cadeia de relacionamento ampliada (B2B2C). Implicações para a gestão ou sociais: os atributos Capilaridade, Prazos Variados, Full Service, Flexibilidade e Informação colaboram com a ampliação do escopo de estratégias de segmentação de mercados e diferenciação de ofertas do B2B para o B2B2C.