ID: 5377
Autoria:
Márcia Cristina Alves, Ronie Galeano, Dirceu da Silva, Wenceslau Ishida.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 8, n. 2, p. 55-97, Julho-Dezembro, 2009. 43 página(s).
Palavras-chave:
Associativismo e Posicionamento , Estratégia , Marketing , Micros , Pequenas e Médias Empresas , Redes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As micros, pequenas e médias empresas representam a grande maioria das organizações no mundo empresarial. Estima-se que cerca de 90% delas compõem esse universo e disputam o mercado com grandes empresas nacionais e multinacionais. Dessa forma, verifica-se que elas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e no social.. A pesquisa junto às micros, pequenas e médias empresas do setor de moldadores justifica-se pelo fato de poderem competir com igualdade no mercado, criando uma maior competitividade para o setor, ou seja, criar vantagem competitiva para o segmento e fortalecer-se no mercado. Outro aspecto importante que justifica a pesquisa é que essas empresas podem servir melhor aos mercados limitados ou tipicamente fragmentados se comparadas com grandes organizações. O objetivo desta pesquisa é identificar as estratégias mercadológicas utilizadas por cinco empresas filiadas à AMPLAST, além de identificar quais são as influências do associativismo sobre essas estratégias. Optou-se pelo método de multicasos. Assim, cinco empresas do ramo de moldagem de plásticos localizadas na Zona Leste de São Paulo compõem o estudo. Os resultados demonstraram que o direcionamento estratégico dessas empresas é focado na capacitação tecnológica e gerencial de seus associados.