ID: 68408
Autoria:
Eliana Andreia Severo, Julio Cesar Ferro de Guimarães, Juliana Carvalho de Sousa, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 21, n. 4, p. 1129-1155, Julho-Setembro, 2022. 27 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor , Escala , Escala multiatributos , Restaurante de luxo , Validação
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo: Testar estatisticamente uma escala multiatributos para identificar os fatores determinantes à escolha de restaurantes de luxo no Brasil. Método: Se configura como de abordagem quantitativa e descritiva. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com uma amostra composta por professores de cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. A amostra correspondeu a 272 sujeitos. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, baseado em 19 variáveis elencadas por meio da literatura científica especializada. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com uma amostra composta por 272 professores de cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, em escala Likert de cinco itens, baseado em 19 variáveis elencadas por meio da literatura científica especializada. Originalidade/Relevância: O estudo inova ao combinar a influência da dependência entre os construtos "Ambiente e Estrutura", "Meio Ambiente", “Conveniência”, “Status Social” e “Qualidade” (e suas respectivas variáveis) para que sejam determinantes à escolha de um restaurante de luxo pelos consumidores. Resultados: Os resultados evidenciaram que o modelo multiatributos testado pode ser considerado como adequado a fim de avaliar os fatores que determinam a escolha dos restaurantes de luxo e que os principais atributos determinantes são: higiene do ambiente interno e externo, utilização de práticas sustentáveis, conforto, sensação de requinte, de luxo e de prestígio que o restaurante proporciona e a qualidade no atendimento, por meio da prontidão e gentileza dos funcionários. Contribuições sociais/gerenciais: Os resultados oferecem uma contribuição aos gestores de restaurantes de luxo que procuram alternativas para melhorar a atratividade de seus serviços e produtos, alinhando estratégias gerenciais e auxiliando, portanto, no processo de tomada de decisão, a fim de criar um valor superior, atendendo aos desejos e necessidades do público consumidor.