ID: 43381
Autoria:
Maria de Fatima Silva Oliveira, Ricardo José Ferreira, Genésio José da Silva, Raissa Raquel Benevides de Oliveira Lima.
Fonte:
Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 14, n. 3, p. 100-116, Julho-Setembro, 2016. 17 página(s).
Palavras-chave:
empreendedores , êxito , Inovação , micro e pequenos negócios
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Ao introduzir novos serviços e produtos no mercado, através da criação de seus negócios, os empreendedores, de certo modo, introduziram um novo valor no mercado, porém eles necessitam introduzir inovações para garantir o êxito. A inovação é necessária porque é através dela que os empreendedores conseguem implantar diferenciais em seus negócios, os tornando competitivos. Considerando, por conseguinte, que a inovação gera crescimento e prosperidade econômica aos negócios, o estudo objetiva identificar as práticas inovadoras de micro e pequenos empreendedores e como estas práticas favorecem os seus negócios. A pesquisa classifica-se quanto aos objetivos como exploratória e explicativa, utilizando como método para a obtenção dos dados uma pesquisa de campo aplicada a uma amostra de 53 micro empreendedores, através de um questionário contendo variáveis de inovação e êxito dos negócios. As variáveis de inovação incluem: inovação de produtos, de processo, gerencial e de marketing. Já as variáveis de êxito incluem: vendas, faturamento, número de clientes, qualidade do produto/serviço, entre outras. Os resultados indicam que os empreendedores utilizam todos os tipos de inovação estudados, e que a inovação de processo, gerencial e de marketing impactam na redução de dividas, e ainda que o grau de inovação de produtos, de processo, de marketing e gerencial exercem influência direta em alguns indicadores de êxito. Portanto nesta pesquisa se comprova empiricamente que determinadas práticas inovadores auxiliam o êxito dos negócios reduzindo as dívidas, assim como diferentes graus de inovação auxiliam o êxito aumentando vendas, faturamento, número de clientes e qualidade dos produtos.