ID: 6359
Autoria:
Maira Assaf Andere, Adriana Maria Procópio de Araujo.
Fonte:
Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 19, n. 48, p. 91-102, Setembro-Dezembro, 2008. 12 página(s).
Palavras-chave:
Ensino de Contabilidade , Ensino Superior , Formação do Professor
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa analisou a formação do professor de Contabilidade por meio de 4 áreas de formação: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) na área contábil e dos discentes desses programas. Para coletar as percepções do público-alvo, utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores. Os resultados foram identificados pela utilização de análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didáticopedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática e, por último, à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia. Contudo, na opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.