ID: 35369
Autoria:
Welington Rocha, Márcio Luiz Borinelli.
Fonte:
Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 4, n. 7, p. 145-165, Janeiro-Junho, 2007. 21 página(s).
Palavras-chave:
Cadeia de valor , Chain value , Gross margin , Indústria de varejo , Industry retail , Margem bruta
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste estudo, que se enquadra no campo da Gestão Estratégica, os autores discutem o que é, para que serve e como funciona a análise de Cadeias de Valor. Além disso, trazem uma pesquisa empírica exploratória sobre a lucratividade de grandes empresas que compõem a Cadeia de Valor da indústria de bens de consumo e das grandes redes de supermercados que atuam no Brasil. Num primeiro momento, utilizando-se do método dialético, contestam definições equivocadas ou incompletas de Porter, Shank e Govindarajan e outros autores. Depois, através da análise das demonstrações contábeis das empresas pesquisadas, evidenciam quem está ganhando e quem está perdendo no segmento da cadeia escolhido para estudo. O resultado do trabalho é um quadro diferente, muito mais abrangente e esclarecedor do tema Cadeia de Valor, que contempla seus aspectos conceituais, procedimentais e utilitários. Como conclusão, a pesquisa empírica demonstrou que não houve, no período analisado, aumento da Margem Bruta do varejo e que as indústrias, por sua vez, tiveram maior crescimento na Margem Bruta do que o varejo.