ID: 35516
Autoria:
Óscar Suárez Fernández.
Fonte:
Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 11, n. 23, p. 155-176, Maio-Agosto, 2014. 22 página(s).
Palavras-chave:
Empresas cotadas espanholas , Gerenciamento de impressões , Imagem , Relatório da administração , Tom
Tipo de documento: Artigo (Espanhol)
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Da mesma maneira que a informação quantitativa, a de natureza narrativa pode ser objeto de manipulação pela direcção da empresa de maneira oportunista, tanto no seu conteúdo como no seu formato de apresentação, para influenciar as percepções dos usuários da informação dissimulando-a ou maquiando-a para evitar as interpretações prejudiciais ou, pelo menos, para reduzi-la. O objetivo do presente trabalho é analisar se, em um contexto de recessão econômica a informação contida nos relatórios da direcção das empresas cotadas espanholas refletem a realidade subjacente nos estados contabilísticos, estudando o tom da informação. Os resultados do estudo empírico apontam que, apesar da existência de determinado nível de manipulação pelas empresas concedido um pior desempenho financeiro, tom tem conteúdo informativo.