ID: 42359
Autoria:
Ricardo Luiz Menezes da Silva, Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Rafaella Tonani.
Fonte:
Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 13, n. 29, p. 179-202, Maio-Agosto, 2016. 24 página(s).
Palavras-chave:
Dividendo adicional proposto , ICPC 08 , Value relevance
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Com base na Teoria da Sinalização dos Dividendos, estes são vistos como sinalizadores de informação ao mercado. Contudo, após adoção das IFRS, muitas empresas passaram a fazer uso do Dividendo Adicional Proposto (DAP), que, até à deliberação dos sócios, não se caracteriza como uma obrigação. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi analisar a relevância da divulgação do DAP para o mercado de capitais brasileiro. Por meio de regressões com dados em painel, entre 2010 e 2012, verificou-se que o DAP influencia o preço das ações devido ao seu conteúdo informacional, revelando informação útil para o mercado, coerente com estudos da área. Assim, como contribuição, o estudo evidencia que, na visão dos investidores, o aumento na distribuição dos dividendos indica um sinal positivo de maiores lucros no futuro, coerente com a Teoria da Sinalização dos Dividendos, mesmo que esses dividendos ainda não sejam uma obrigação na data de apresentação do balanço.