ID: 53208
Autoria:
Gisele Fernanda Salvador, Cláudio Parisi, Ivam Ricardo Peleias, Reinaldo Guerreiro.
Fonte:
Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 15, n. 36, p. 188-210, Julho-Setembro, 2018. 23 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem , Contabilidade , Problem-based learning
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo objetiva analisar a percepção dos mestrandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a aplicabilidade, as competências desenvolvidas e a postura docente no Problem-Based Learning (PBL) aplicado ao ensino de Contabilidade. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cujos dados primários foram obtidos por meio de grupo focal, após a aplicação do estudo do caso “Qual é o lucro? Quer que dê quanto?”, adaptado por Benjamim Júnior (2011) para o PBL. A análise de conteúdo deu-se através da codificação aberta e axial, utilizando o Software ATLAS.ti 7®. Os resultados evidenciam que o método pode ser aplicável a diversas disciplinas do curso de Contabilidade, possibilitando a aquisição de conhecimentos interdisciplinares e da prática de mercado. O problema proposto permitiu desenvolver conhecimentos em Contabilidade Gerencial, Contabilidade Societária e Responsabilidade Social Corporativa, habilidades relacionadas com solução de problemas, análise crítica, estudo independente, trabalho autorregulado e comunicação, e atitudes de cooperação.