ID: 58097
Autoria:
Cristiano Augusto Borges Forti, Kellen Silva Freitas.
Fonte:
Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 17, n. 42, p. 120-137, Janeiro-Março, 2020. 18 página(s).
Palavras-chave:
Dividendos , Rating , Sinalização
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo investigou a relação entre a política de dividendos e a classificação de rating das empresas listadas na B3 de 1995 a 2017. Para isto, verificou duas hipóteses. (a) se dentre as empresas possuidoras de rating, as que têm melhor classificação distribuem mais dividendos, e (b) se dentre todas as firmas, as com classificação de rating distribuem mais ou menos dividendos do que aquelas que não a tem. A amostra composta de 330 empresas, das quais 79 possuem rating, foi submetida à análise de regressão pelos modelos GMM, Matching Estimators e Tobit, considerando as variáveis: rating, dividendos divididos pelo Patrimônio Líquido, alavancagem, tamanho e crescimento dos lucros. Como resultado encontrou-se uma relação significante entre a distribuição de dividendos e a classificação de rating. Conclui-se, portanto, que tanto o rating quanto os dividendos, neste estudo, são elementos de sinalização de informações ao mercado.