ID: 71418
Autoria:
Alan Bandeira Pinheiro, Joyce Aparecida Ramos dos Santos, Bárbara Galleli, Gabriele da Cunha Lopes.
Fonte:
Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 20, n. 54, p. 1-17, Janeiro-Março, 2023. 17 página(s).
Palavras-chave:
Divulgação de Carbono , Fatores Institucionais Macroeconômicos , Mudanças Climáticas , Variedades do Capitalismo
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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O presente estudo visa responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a influência do contexto institucional na divulgação da emissão de carbono? Este estudo está apoiado na abordagem Variedade do Capitalismo e as hipóteses foram construídas considerando as principais características do capitalismo: o papel do Estado, o papel dos mercados financeiros, o papel do capital humano, o papel do capital social e o papel da governança corporativa. A amostra desta pesquisa compreende os maiores emissores de carbono do mundo, composto por 1.579 empresas sediadas em 19 países. Nossas descobertas mostram que certas características do capitalismo influenciam a divulgação de carbono. Os resultados trazem contribuições para o campo de estudo, pois ampliam a compreensão da divulgação de carbono a partir de uma perspectiva macroeconômica. Além disso, este estudo tem implicações gerenciais e governamentais, promovendo o debate de como o comportamento das empresas frente às mudanças climáticas é moldado pela relação Estado-sociedade.