ID: 37020
Autoria:
Adriana Cristina Ferreira Caldana, Verônica Angélica Freitas de Paula, Lucas Sciencia do Prado, Ana Paula de Almeida, Dante Pinheiro Martinelli.
Fonte:
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 3, n. 1, p. 1-13, Janeiro-Junho, 2012. 13 página(s).
Palavras-chave:
Competitividade , Enfoque sistêmico , Negociação , Visão Sistêmica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste artigo, busca-se discutir o campo das negociações empresariais, sob o ponto de vista do enfoque sistêmico. A visão sistêmica permite identificar os elementos que podem gerar uma negociação “ganha-ganha”. O processo de negociação como um sistema de transformação pode ser definido a partir dos objetos que compõem o “sistema negociação”. A visão tradicional de concorrência precisa ser ampliada para incorporar as possibilidades de parcerias e cooperação que se apresentam às empresas no mercado. Pelo enfoque sistêmico apresentado, o processo de negociação é visto a partir do direcionamento estratégico da empresa, mas essa estratégia não pode ser pensada de modo independente dos demais elementos do sistema. A empresa deve estruturar seus processos de negociação, realizando análises que contemplem: o posicionamento da empresa perante os demais atores do mercado, as competências necessárias ao negociador, as variáveis básicas envolvidas no processo de negociação a ser iniciado, o nível de integração interna entre as diferentes áreas da empresa e as ferramentas de negociação disponíveis. Vale ressaltar que o modelo é adaptável a qualquer porte, segmento e cultura de empresa, mas que a configuração final de cada um dos seus elementos apresentará variações em função de contextos específicos.