ID: 60888
Autoria:
Thel Augusto Monteiro, Antonio Carlos Giuliani, Hygino Canhadas Belli, Suéllen Danúbia.
Fonte:
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 11, n. 3, p. 120-140, Setembro-Dezembro, 2020. 21 página(s).
Palavras-chave:
alimentos saudáveis , Análise do discurso , comportamento do consumidor
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Resumo: Objetivo: Identificar os valores dos consumidores verdes que estão associados com o discurso de empresas que comercializam alimentos saudáveis. Método: De natureza qualitativa por meio da aplicação da Escala de Valores dos Consumidores Verdes (Haws, Winterich, e Naylor 2010). O tratamento estatístico foi realizado utilizando o software SPSS, e foram escolhidas duas técnicas de análise: a Análise de Correspondência Simples e a Análise de Homogeneidade. Originalidade/Relevância: Esta pesquisa busca aprofundar a compreensão destes mercados complexos e do comportamento de seus consumidores, encorajando diálogos por meio das fronteiras disciplinares nacionais e internacionais. Resultados: O discurso das empresas de alimentos saudáveis não está alinhado com a demanda de seu público-alvo, e constatou-se a incompatibilidade entre o discurso dessas empresas e as variáveis hábito de consumo, identidade, decisão, e disposição à mudança, o que tornou possível afirmar que estudos sobre a relação entre o discurso de empresas de alimentos saudáveis e seu respectivo público-alvo devem ser estimulados e desenvolvidos de acordo com seu perfil de consumo. Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui com o estado da arte sobre os estudos do comportamento do consumidor e da análise do discurso ao apresentar os conceitos de propagandas com discursos sustentáveis bem como os recursos utilizados nessas propagandas. Contribuições sociais / para a gestão: A pesquisa direciona o estudo da viabilidade em desenvolver um discurso que possa oferecer produtos de acordo com os valores de seu público-alvo, e que consistem de uma dimensão que merece maior aprofundamento ao considerar restrições orçamentárias e fiscais existentes no contexto econômico e social.