ID: 17250
Autoria:
José Célio Silveira Andrade.
Fonte:
Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 2, p. 75-97, Maio-Agosto, 2002. 23 página(s).
Palavras-chave:
Aracruz Celulose , estratégias socioambientais corporativas , jogos coopetitivos , partes interessadas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem por objetivo analisar as interações de Aracruz Celulose com as partes interessadas (stakeholders)
durante o processo de formação de estratégias socioambientais
corporativas no que tange, particularmente, às demandas de mercado, de
regulação e de comunicação. Para alcançar este objetivo, o trabalho
utiliza-se da estratégia metodológica de estudo de caso, complementada
por técnicas de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e
observação não-participante. Por meio de uma grade analítica, construída
a partir de premissas das abordagens teóricas dos jogos coopetitivos e stakeholders, neste estudo de caso argumenta-se que para administrar a tensão inerente aos seus interesses corporativos e àqueles dos stakeholders,
a Aracruz identifica os elementos mais importantes desses jogos
socioambientais e formula estratégias para influenciá-los mediante o
planejamento de um sistema de representação e defesa dos seus
interesses. Salienta-se que a grade analítica utilizada privilegiou a
compreensão da face racional-voluntarista do processo de formação de
estratégias socioambientais da Aracruz, e recomenda-se uma análise deste
processo não somente por meio do intercâmbio racional como locus de
formação de estratégias corporativas, mas também como processo
sociopolítico moldado por regras, normas e convenções
institucionalizadas.