ID: 9313
Autoria:
Ernani Cesar de Freitas, Mauricio Barth.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 5, n. 3, p. 549-568, Setembro-Dezembro, 2012. 20 página(s).
Palavras-chave:
Cultura Organizacional , Empresa Familiar , Gestão , Governança , Profissionalização
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As empresas familiares ocupam uma posição de destaque no âmbito dos
negócios em virtude da sua contribuição para a economia brasileira.
Muitas das grandes empresas do país são ou já foram familiares em sua
essência; número que poderia ser ainda maior não fossem as complexidades
enfrentadas por essas organizações durante suas gerações. Dessa forma, o
presente trabalho aborda o tema gestão das empresas familiares, de modo
a estudar as características de gestão, de governança, de
profissionalização e de cultura organizacional, apontando, assim,
contribuições para a imensa rede de empresas familiares brasileiras – o
tipo mais frequente de organização no país. Nesse sentido, o objetivo
geral deste estudo visou investigar e analisar essas principais
características teóricas em empresas familiares de pequeno e médio
porte, segmentadas no comércio do Vale do Sinos/RS. Para isso, o
presente estudo foi fundamentado a partir de diversos autores, como
Freitas e Frezza (2005), Bornholdt (2005), Casillas, Vázquez e Díaz
(2007) e Adams (2009). Utilizou-se neste trabalho a pesquisa
exploratória mediante estudo de casos múltiplos, por meio da coleta de
dados feita a partir de entrevista não-estruturada. Constatou-se que
algumas mudanças não ocorrem somente em função do aspecto
profissionalização, mas sim pela forma de gestão e pelo processo
decisório da empresa. Alguns desses processos, muitas vezes, são mais
executados e mais trabalhados em algumas empresas familiares, no
entanto, destaca-se que todos esses aspectos organizacionais deveriam
fazer parte da dinâmica das organizações familiares.