ID: 17658
Autoria:
Felipe Carvalho Fongaro Nars, Marcos Aurélio de Almeida Ferreira, André Luiz Fischer.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 6, n. 2, p. 333-352, Abril-Junho, 2013. 20 página(s).
Palavras-chave:
crises , economia mundial , Motivação , trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi identificar diferenças
significativas nos níveis de “Satisfaçãoe Motivação” entre funcionários
das “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”,eleitas pelo Guia
Você S/A-Exame, no período de 2007 a 2009. Os objetivos específicos
procuraram:(1) verificar se o resultado da categoria “Satisfação e
Motivação” de 2009 difere significativamentede 2007 e 2008; (2)
verificar as variações nos índices que compõem o resultado
destacategoria em 2009 e relacioná-las com a teoria sobre motivação; e
(3) identificar no discurso dosfuncionários elementos que evidenciem as
ações tomadas pelas empresas perante a crise econômicamundial em 2009
para mantê-los motivados e relacionar tais ações com a teoria sobre
gestãona era da turbulência econômica. O referencial teórico abordou
três temas principais: (1) oclima organizacional – sua relação com o
sistema organizacional e a motivação, a importância dasua medição
através de pesquisas de clima organizacional estruturada por categorias e
as açõesda alta administração decorrentes de seus resultados; (2) a
motivação – um resgate conceitual dotema e a recente discussão sobre o
sentido atribuído ao trabalho como fonte de motivação; e (3)a gestão na
era da turbulência econômica – a atuação da liderança frente aos novos
desafios degestão em meio ao caos e a comunicação clara e eficaz
necessária para manutenção do moral daequipe em períodos de crise. A fim
de encontrar as respostas ao problema proposto, foi realizadauma
pesquisa descritiva, com enfoque na análise de dados quantitativa e
qualitativa. A amostrada pesquisa foi composta pelas 66 empresas que
figuraram consecutivamente nos Guias de 2007,2008 e 2009. A análise
estatística deu-se pela aplicação do teste Kolmogorov-Smirnov (KS),
peloModelo Linear Geral (GLM) e pelo método de seleção Lambda de Wilks.
Os resultados quantitativos,alcançados pela aplicação de testes de
hipóteses e testes de comparação entre médias,demonstraram queda nos
níveis de “Satisfação e Motivação” em 2009 em relação ao ano de 2007e
2008. A partir dessa descoberta, foram aplicados dois métodos de análise
qualitativa (análiseexploratória dos dados e análise de enunciação), a
fim de verificar a possível influência da crise econômica mundial nesses
níveis. Os resultados qualitativos mostraram sete pontos de atenção,dos
quais cinco apresentaram variação negativa entre 2008 e 2009 e somente
dois apresentaramvariação positiva nesse menos período. Além desses
pontos, a análise qualitativa permitiuidentificar no discurso dos
funcionários algumas ações tomadas pelas empresas com relação à
liderança,comunicação e manutenção do moral, corroborando o referencial
teórico apresentado.As conclusões deste estudo apontaram para a queda
dos níveis de “Satisfação e Motivação” em2009 e para o esforço das
empresas em realizarem uma gestão voltada para a superação da
crise.Algumas recomendações práticas são apresentadas à comunidade de RH
para serem aplicadasem épocas de turbulência econômica a fim de mitigar
os possíveis impactos negativos explicitadospor esta pesquisa.