ID: 52741
Autoria:
Gustavo Henrique Silva de Souza.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 11, n. 4, p. 881-901, Outubro-Dezembro, 2018. 21 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento Empreendedor , Empreendedorismo , Informalidade , Valores Humanos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Estudos sobre o comportamento empreendedor vêm negligenciando diversas especificidades psicossociais ligadas ao empreendedorismo informal. Diante disso, este estudo objetivou compreender o comportamento de empreendedores informais por meio das suas disposições valorativas subjacentes. O estudo contou com a participação de 173 empreendedores informais, dos quais 84 (48,6%) homens e 89 (51,4%) mulheres, com idade variando de 14 a 70 anos (M = 39,83; DP = 0,90). Os participantes foram solicitados a responder (1) ao Questionário dos Valores Básicos e (2) ao Questionário Sociodemográfico. Os empreendedores informais apresentaram padrões valorativos com motivador materialista e critério orientador central, sendo a subfunção Existência (m = 6,277) a mais acionada – valores Sobrevivência e Maturidade como prioritários –, associada a uma forte correlação com a subfunção Realização (r = 0,446; p = 0,000), o que demonstra congruência com o que a literatura atribui para o protótipo empreendedor. O estudo permitiu a discussão sobre possíveis explicadores sociológicos e antropológicos para o empreendedorismo informal, acerca da natureza do autoemprego no Brasil, como a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a necessidade de sobrevivência e a cultura da informalidade atrelada ao constructo do Jeitinho brasileiro.