ID: 25734
Autoria:
Adelaide Maria Coelho Baeta, Reginaldo de Jesus Lima.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 5, n. 1, p. 37-51, Janeiro-Abril, 2007. 15 página(s).
Palavras-chave:
competência , formação docente , gestão estratégica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo aborda a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior – IES da área de Administração, sugerindo a visualização de determinados elementos críticos no contexto brasileiro. Tem como objetivo promover a reflexão crítica acerca da formação docente enquanto elemento central nesse processo. Versa sobre a eficácia no processo de ensino-aprendizagem e alcance de objetivos institucionais. Sugere a adoção de uma visão integrada que permita associar o perfil discente, as características do quadro curricular e a ação docente enquanto elementos de um processo único de gestão institucional. Trata-se de trabalho qualitativo e exploratório, representando um ensaio teórico orientado à exposição lógico-reflexiva. As conclusões apontam a necessidade de uma compreensão mais abrangente, por parte das IES, acerca do significado da expressão “gestão estratégica” e da relevância da formação docente na dinâmica institucional. O conteúdo está estruturado em cinco itens. Sendo o primeiro a introdução contendo o tema, o objetivo e a questão central. O segundo comporta a revisão da literatura, aspectos do contexto, objetivos das IES, conceitos e fatores relacionados à formação de competência e ação docente. O terceiro apresenta a metodologia. O quarto indica os resultados e, finalmente, o quinto revela as conclusões.