ID: 26840
Autoria:
Clayton Daniel Masquietto, Eduardo Eugênio Spers, Francisco Constantino Crocomo, Rogério Dell Antonio.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 2, n. 2, p. 16-30, Maio-Agosto, 2004. 15 página(s).
Palavras-chave:
competitividade , panificação , Piracicaba
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O segmento de Panificação e Confeitaria no Brasil representa um faturamento ao redor de U$ 16 bilhões, o que corresponde a 2% do PIB Brasileiro. O presente artigo preocupa-se em caracterizar a produção e comercialização de pães no município de Piracicaba. Dos 276 estabelecimentos do tipo padarias e supermercados existentes, foram visitados cerca de 200 estabelecimentos e entrevistados,ao todo, 93 estabelecimentos, a saber, 66 padarias (71%) e 27 supermercados (29%). Para a amostra selecionada, o segmento das padarias representa 81% das vendas de pães, o que demonstra a sólida liderança desse tipo de varejo na venda do produto, embora 30% das padarias tenham alegado queda nas vendas e 59% dos supermercados um aumento. Outro dado importante, é que as padarias representam quase que a totalidade (98%) dos pães produzidos para terceiros e representam, para o consumidor, uma importante e variada oportunidade de mix de produtos.