ID: 26683
Autoria:
Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, José Luis Garcia Hermosilla, Marcos F. Neves.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 1, n. 1, p. 82-108, Setembro-Dezembro, 2003. 27 página(s).
Palavras-chave:
certificação ISO 9000; produtividade , competitividade , qualidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O tema abordado neste estudo mostra-se relevante no atual contexto da economia mundial, onde aceleradas transformações no ambiente competitivo têm forçado as empresas a buscarem novas metodologias, sistemas e técnicas de gestão. Assim, a gestão pela qualidade total, bem como a certificação ISO 9000, neste contexto, têm merecido destaque entre a comunidade acadêmica, em função do desenvolvimento de uma série de pesquisas nesse campo, cujas análises tornam-se importantes fontes de informação. O principal objetivo do presente trabalho é analisar se a certificação ISO 9000 exerce influência sobre a competitividade das organizações. Para tanto, foram exploradas, na pesquisa, as seguintes dimensões: qualidade dos produtos, produtividade, satisfação dos clientes, maior participação nos mercados interno e externo. Os resultados relatados neste estudo são frutos de uma pesquisa delineada pelo método de estudo de casos, que possibilitou analisar a importância da gestão total da qualidade para a competitividade. Os dados revelaram que a certificação, apesar de não propiciar ganhos de competitividade a partir de um espaço de médio/longo prazo, ainda assim, ela tem se mostrado muito importante para as organizações.