ID: 4361
Autoria:
Gustavo Quiroga Souki, Kamila Torres Madureira, Cid Gonçalves Filho, Mário Teixeira Reis Neto.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 8, n. 2, p. 72-90, Maio-Agosto, 2010. 19 página(s).
Palavras-chave:
Comida a quilo , Comportamento do consumidor , Validação de escala
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Os restaurantes de comida quilo constituem um ramo de crescente importância no cenário brasileiro atual, seja por atender às necessidades humanas ou pela dinâmica da vida moderna. Todavia, a literatura mostra que os atributos considerados na decisão por serviços dessa natureza variam bastante conforme o tipo de restaurante e cultura do país ou região em que foram conduzidas as pesquisas. Além disso, verifica-se que as escalas de avaliação de tais atributos disponíveis na literatura não vêm atendendo de maneira adequada às necessidades desse tipo de restaurante. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver e validar uma escala de avaliação dos atributos considerados pelos clientes na escolha de restaurantes de comida a quilo. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo a primeira de natureza qualitativa em que foram realizadas 40 entrevistas em profundidade com pessoas que vão à restaurantes de comida a quilo. Já na fase quantitativa foi realizado um survey, por meio de entrevistas pessoais com 399 clientes potenciais residentes em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi verificada a dimensionalidade dos atributos, a confiabilidade simples e composta das dimensões encontradas, a variância extraída, a validade convergente e a validade discriminante. Os resultados mostram que os atributos considerados na escolha de restaurantes podem ser avaliados com base nos seguintes fatores: variedade de comidas e bebidas, atendimento, ambiente interno do restaurante, características organolépticas da comida, comida saudável e nutritiva e prazos e formas de pagamento. O instrumento originado nessa pesquisa apresenta validade e confiabilidade satisfatórias, podendo ser útil gerencialmente e academicamente.