ID: 8227
Autoria:
Renato Fabiano Cintra, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Derli Cruz Barboza Júnior, Cristiano Rodrigues Fernandes, Daniel Knebel Baggio.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 10, n. 2, p. 28-52, Maio-Agosto, 2012. 25 página(s).
Palavras-chave:
Contratos Administrativos , Gestão Pública , Instituição Hospitalar , Sistema de Informação Gerencial
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A utilização da tecnologia da informação (TI) e dos sistemas de informação (SI), com o passar do tempo, foi intensificada nas organizações visando aumentar a produtividade bem como melhorar a qualidade da tomada de decisão. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da utilização de um sistema de informação gerencial (SIG) na gestão de contratos públicos do Hospital Universitário de Dourados/MS. Como referencial teórico utilizou-se os autores: Gestão Pública (ABRÚCIO, 1999; ABRÚCIO; PÓ, 2002; MEIRELLES, 2006; ROSA, 2006; REZENDE, 2006); Instituição Hospitalar (BORBA, 1991; RAIMUNDINI, 2003); Contratos Administrativos (BRASIL, 1988, 1993; MEIRELLES, 2006); Sistemas de Informações Gerenciais (ANDRADE; FALK, 2001; BEAL, 2004; O’BRIEN, 2004; LAUDON; LAUDON, 2004; DOLCI; BECKER, 2006, 2007; LÖBLER, VISENTINI, FERREIRA, 2011). No que tange ao delineamento desta pesquisa, a mesma se caracteriza como qualitativa, descritiva e exploratória, sendo desenvolvida através de um estudo de caso no Hospital Universitário de Dourados/MS. Utilizou-se dados primários (entrevista semi-estruturada) e secundários, sendo estes coletados em dois momentos, um antes e outro durante o processo de implantação do SIG no Hospital. Os dados foram tratados através de estatística descritiva, complementados por métodos qualitativos, sendo para os documentos utilizou análise documental e para as entrevistas utilizou a análise do discurso. A pesquisa evidenciou que a implantação do SIG contribuiu positivamente na gestão de contratos do Hospital, reduzindo o tempo dedicado no gerenciamento dos contratos através da otimização do controle, melhoria no fluxo de trabalho, redução do tempo de execução das tarefas e ainda, a possibilidade de utilização da informação à tomada de decisão.