ID: 8531
Autoria:
Bruna Bueno, Alsones Balestrin.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 5, p. 517-530, Setembro-Outubro, 2012. 14 página(s).
Palavras-chave:
cocriação , colaboração , indústria automotiva , Inovação , inovação aberta
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
As estratégias que as empresas têm adotado para promover inovações
tecnológicas de produtos e serviços vêm mudando significativamente nos
últimos anos. Um dos elementos de notável evolução diz respeito à
maneira como as empresas conduzem a etapa de pesquisa e desenvolvimento
(P&D) de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócios.
Diante dessa problemática, o presente artigo busca identificar práticas
de inovação colaborativa no desenvolvimento de novos produtos. Para
melhor compreender a mudança nos processos de inovação, elegeu-se como
campo empírico um caso da indústria automotiva. Mesmo que essa indústria
tenha experimentado o desenvolvimento de P&D em conjunto com os
seus fornecedores, a cocriação de valor com os usuários finais é algo
muito novo. O objeto de análise foi o projeto de desenvolvimento do Fiat
Mio – Fiat Concept Car III (FCCIII) e os resultados demonstraram que,
durante o processo de desenvolvimento do FCCIII, foram adotadas
diferentes práticas de inovação colaborativa, o que possibilitou o
acesso de diferentes conhecimentos externos à organização.