ID: 9599
Autoria:
Marcus Wilcox Hemais, Letícia Moreira Casotti, Everardo Pereira Guimarães Rocha.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 2, p. 199-207, Março-Abril, 2013. 9 página(s).
Palavras-chave:
consumo , Hedonismo , moralismo , pobreza , renda
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A estabilidade econômica no Brasil permitiu que itens acessíveis somente
às classes sociais mais abastadas fossem consumidos na “base da
pirâmide”. Tal fato despertou interesse acadêmico e empresarial por
melhor compreender esse fenômeno. Duas linhas argumentativas surgiram,
com distintas perspectivas. Enquanto uma defende um discurso hedonista,
ao incentivar o consumo pela base da pirâmide, como forma de diminuir a
pobreza, a outra, cuja perspectiva dominante é moralista, critica tal
visão, pois acredita que somente a inserção das pessoas com menor poder
aquisitivo no processo de produção contribuirá para melhorar suas
vidas.. Um dos objetivos do presente ensaio é, portanto, discutir como a
literatura sobre o consumo na base da pirâmide apresenta elementos
desses tipos de discursos. Além disso, busca-se estimular mais estudos,
propondo uma agenda inicial de pesquisa.