ID: 10008
Autoria:
Ligia Inhan, João Ferreira, Carla Marques, João Rebelo.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 3, p. 256-271, Maio-Junho, 2013. 16 página(s).
Palavras-chave:
Cluster de vinho , inovação , redes , Região Demarcada do Douro , valores intrínsecos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem por principal objetivo analisar a problemática da inovação no âmbito do cluster
de uma região vitivinícola europeia tradicional (Região Demarcada do
Douro – Portugal), caracterizada pelo chamado modelo vitivinícola do terroir,
uma estrutura econômica suportada por um elevado número de
viticultores, pequenas e médias empresas vinícolas e elevada regulação
ao longo de toda a cadeia produtiva, em que, claramente, emerge a
questão da tradição versus inovação. A pesquisa utilizou o método Grounded Theory,
e os resultados evidenciam uma concordância de as empresas permanecerem
numa região tradicional, cuja legislação dificulta as inovações
radicais, mas que, concomitantemente, assegura os valores da qualidade.
Verifica-se uma transferência de valores tradicionais de um produto
específico, o vinho do Porto, para os novos produtos lançados
recentemente no mercado; e, simultaneamente, uma transferência do valor
agregado do vinho do Porto para o valor do vínculo da família com o
processo produtivo e com as terras da Região Demarcada do Douro.