ID: 11173
Autoria:
Alexandre Nicolini.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, Abril-Junho, 2003. 11 página(s).
Palavras-chave:
Administração , conhecimento , Ensino , graduação , políticas públicas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O ensino de graduação em Administração no Brasil caracterizou-se, desde seu início, pela transferência de tecnologia de gestão, principalmente norte-americana, e posteriormente pela desvinculação das atividades de ensino e pesquisa. Está experimentando, ao longo da última década, uma expansão sem precedentes. Os resultados, no entanto, deixam muito a desejar. Estruturadas a partir do ideário da "gerência científica", as escolas podem ser comparadas a fábricas, e os bacharéis em Administração, a produtos. Esse "padrão de produção", no entanto, contradiz a opinião de mestres consagrados, como Paulo Freire e Guerreiro Ramos. Sendo assim, este ensaio busca verificar quais são as chances de sobrevivência do modelo de ensino em uso.