ID: 11543
Autoria:
Ana Maria Malik, João Pedro Teles.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 3, p. 51-59, Julho-Setembro, 2001. 9 página(s).
Palavras-chave:
gestão de qualidade em hospitais , gestão de saúde , gestão hospitalar , mudança organizacional , Qualidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A área da administração em saúde tem uma visão e uma prática relativas à qualidade diferentes daquelas observadas na indústria. Este artigo apresenta levantamento realizado em amostra de 159 hospitais do estado de São Paulo, no segundo semestre de 1999, quanto à implantação ou não de iniciativas de qualidade. Foram estudados hospitais públicos, filantrópicos, não filantrópicos e universitários. Dos 97 hospitais que responderam à pesquisa, 23% afirmavam ter alguma iniciativa desse teor. Os 77%, cuja resposta foi negativa, atribuíam essa decisão aos custos dos programas, à demora na obtenção de resultados e à falta de necessidade. Muitos dos que apresentaram iniciativas, indicaram pouco controle sobre os custos incorridos e outros tipos de conseqüências. Quase todos os que responderam positivamente informaram monitorar seus indicadores gerenciais.