ID: 11777
Autoria:
Dayr Reis, Leticia Peña.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 42-46, Janeiro-Março, 2000. 5 página(s).
Palavras-chave:
estratégico , organização voltada para o cliente , qualidade , Satisfação do cliente
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Ao reconhecer e analisar minuciosamente os papéis interligados da satisfação do cliente, da qualidade e do planejamento estratégico, este artigo fornece uma base analítica para criação de uma cultura e uma organização orientadas para o cliente. Ele mostra como a qualidade começa e termina no cliente. As empresas que estão obtendo melhorias contínuas a longo prazo em qualidade voltada para a satisfação do cliente possuem características persistentes, tais como orientação para o cliente, percepção e participação interativa do cliente. Dessa forma, elas libertam o conceito de qualidade do produto ou foco no serviço para abranger a total conformidade às exigências do cliente apesar da funcionalização e departamentalização existente de estruturas complexas modernas. Além desses componentes-chave, uma organização orientada para o cliente requer a edificação e manutenção de um sistema de valor e cultura de satisfação do cliente que torna a melhoria da qualidade e a relação intensificada visando à satisfação do cliente aspectos permanentes da vida organizacional.