ID: 12389
Autoria:
Miguel P. Caldas, Thomaz Wood Jr..
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 37, n. 1, p. 6-17, Janeiro-Março, 1997. 12 página(s).
Palavras-chave:
auto-conceito , Identidade , identidade organizacional , mudança organizacional , organização virtual , self
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste artigo teórico, os autores revisitam o conceito de identidade, advogando o melhor entendimento de sua complexidade e sua utilização mais abrangente na análise organizacional. Enquanto exploram as origens do conceito e os caminhos de sua evolução por vários campos do conhecimento, os autores desenvolvem um quadro conceitual de referência, que diferencia as muitas abordagens existentes sobre identidade, a partir de duas dimensões básicas: dimensão do objeto focal e dimensão da observação. A primeira distingue o objeto sobre o qual o conceito é aplicado (ex.: indivíduo, grupo, organização etc.); a segunda distingue as formas pelas quais a identidade é observada (do interiormente observado self - até o externamente observado imagem). A sobreposição dessas duas dimensões define diversos quadrantes, onde se podem distinguir as diferentes abordagens existentes sobre identidade. Enfim, o modelo é expandido com uma terceira dimensão (da definição de identidade), que põe em debate os alicerces do próprio conceito: a idéia de algo central, distintivo e duradouro.