ID: 14861
Autoria:
Lúcia Avelar.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 32, n. 4, p. 42-57, Setembro-Outubro, 1992. 16 página(s).
Palavras-chave:
censura e mídia , eleições , meios de comunicação em massa , Pesquisas de opinião pública , socialização política , televisão
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os estudos eleitorais no Brasil pouco se detêm sobre a importância da televisão nos determinantes do voto. No geral, buscam-se explicações nas variáveis de background ou o posicionamento do indivíduo na estrutura social. Sem abdicar desta orientação, o presente artigo afirma que as eleições presidenciais de 1989 foram cheias de lições para o futuro. Argumenta que, particularmente em eleições majoritárias, o centro das campanhas eleitorais se deslocou para a televisão. coisas, então, mudaram: a utilização continuada da pesquisa de opinião pública durante a campanha, o pessoal especializMuitas ado para a produção de programas políticos para o rádio e a televisão, a exigência de boa performance do candidato na mídia.