ID: 14998
Autoria:
Leandro Angotti Guissoni, Matheus Alberto Cônsoli, Jonny Mateus Rodrigues.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 6, p. 591-603, Novembro-Dezembro, 2013. 13 página(s).
Palavras-chave:
canais de distribuição , Gestão de categorias , mercado , mercados emergentes , varejo de alimentos
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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A Gestão de categorias (GC) é uma ferramenta importante para se
fortalecer o relacionamento entre fabricantes e varejistas. Esse
processo tem sido associado a grandes varejistas corporativos; contudo,
algumas pesquisas recentes mostram que o GC está aberto a empresas de
qualquer tipo ou tamanho. Esta possibilidade é importante para mercados
emergentes, onde os mercados de bairro ainda são representativos, sendo
frequentemente considerados como uma alternativa, para que os
fabricantes atinjam margens mais altas do que aquelas alcançadas pelas
redes de supermercados maiores. Nesse contexto, o objetivo desta
pesquisa foi o de analisar os resultados da iniciativa do de GC, em
minimercados de bairro, de uma perspectiva manufatureira. Os dados
usados para a elaboração do estudo vêm de uma fabricante de alimentos no
Brasil, que implantou um processo de GC junto a 180 pequenos
varejistas. Foi utilizada uma análise quantitativa, com o fim de se
analisar o efeito do programa nas vendas e na participação de mercado,
por parte da fabricante de alimentos. Nossa análise sugere um efeito
final positivo do programa, tanto em termos de vendas quanto sobre a
participação de mercado.