ID: 15618
Autoria:
José Carlos de Toledo.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 30, n. 3, p. 33-45, Julho-Setembro, 1990. 13 página(s).
Palavras-chave:
estratégia , estrutura de mercado , mudança tecnológica , qualidade de conformação , Qualidade de projeto
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Numa primeira parte, o texto procura conceituar qualidade, a partir de duas vertentes: uma mercadológica, que corresponde à qualidade de adequação do produto ao seu uso; e outra técnica, que associa qualidade à conformidade do produto real com especificações. Apresentam-se, também, os principais enfoques da qualidade e os elementos componentes da mesma. Numa segunda parte, o texto procura situar a qualidade, enquanto estratégia de concorrência, em relação aos tipos de estrutura de mercado e à diferenciação de produto. O texto também situa a qualidade, enquanto habilidade técnica, em relação ao processo de mudança tecnológica, apresentando-a como variável pertinente ao campo da mudança técnica otimizadora e como resultante de um processo evolutivo de aperfeiçoamento.