ID: 15812
Autoria:
Belmont F. Haydel.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 29, n. 3, p. 5-29, Julho-Setembro, 1989. 25 página(s).
Palavras-chave:
Administração estratégica , ambiente , empresas multinacionais , planejamento estratégico , programas de responsabilidade social , responsabilidade social , responsabilidade social das grandes empresas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa apresenta uma análise da percepção da alta diretoria de multinacionais norte-americanas (MNC `s) sobre programas de responsabilidade social de grandes empresas, a partir de um levantamento geral de 18 escritórios de matrizes (29 respondentes) e de um levantamento mais aprofundado, focalizando quatro empresas selecionadas (33 respondentes, 17 dos U.S.A. e 16 do exterior). As empresas constam da listagem da FORTUNE 500; as vendas anuais de cada uma excedem US$ 1 bilhão; estão nos setores de manufatura, de processo e extrativo, Os dados foram colhidos em 1982-83. O material focaliza o processo de tomada de decisão nas MNCs. Algumas das conclusões principais são: a administração estratégica de programas de responsabilidade social para o pessoal interno das MNCs está ocorrendo, mas sem modelos muito sistemáticos; há recursos empenhados nesses programas, embora um tanto limitados por considerações de custo; tais programas situam-se atrás dos ligados a marketing e produção; ameaças dos ambientes interno e externo pressionam por mudanças nos processos de planejamento estratégico, e a maior delas vem dos grupos sindicais e de empregados.