ID: 21137
Autoria:
Isabel Galego Álvarez, Henrique Formigoni, Maria Thereza Pompa Antunes.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 1, p. 12-27, Janeiro-Fevereiro, 2014. 16 página(s).
Palavras-chave:
agrupamento , empresas brasileiras , HJ biplot , Práticas de responsabilidade social corporativa , teorias institucionais e de partes interessadas
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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As práticas de Responsabilidade Social Corporativa têm aumentado nos últimos anos em empresas de todo o mundo. O Brasil, um dos mais importantes países emergentes no cenário internacional, não é uma exceção a isso, com mais e mais empresas que optam por tais práticas. O presente estudo concentra-se na análise das práticas de responsabilidade social corporativa com as quais as empresas brasileiras estão envolvidas. A amostra utilizada é composta por 500 empresas agrupadas por área geográfica; o quadro teórico baseia-se nas teorias institucionais e de partes interessadas; e a técnica utilizada para a análise é o biplot, mais especificamente o HJ biplot e a análise de agrupamento. Com base nos resultados obtidos, é possível inferir que as variáveis de RSC correspondentes a práticas ambientais estão mais intimamente ligadas a empresas localizadas nas áreas do Norte do Brasil. As práticas sociais e comunitárias estão ligadas a empresas localizadas principalmente nas regiões Sul e Nordeste do país.