ID: 1628
Autoria:
Pedro F. Bendassolli, Thomaz Wood Jr., Charles Kirschbaum, Miguel Pina e Cunha.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 1, p. 10-18, Janeiro-Março, 2009. 9 página(s).
Palavras-chave:
economia da cultura , Indústrias criativas , indústrias culturais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O termo “indústrias criativas” surgiu nos anos 1990, para designar setores nos quais a criatividade é uma dimensão essencial do negócio. As indústrias criativas compreendem, entre outras, as atividades relacionadas ao cinema, ao teatro, à música e às artes plásticas. Neste artigo introdutório, mostramos o surgimento do termo no âmbito de políticas públicas de desenvolvimento econômico, analisamos a literatura científica sobre as indústrias criativas e procuramos sistematizar as diferentes defi nições do termo, diferenciando-o de conceitos similares, em especial do conceito de indústrias culturais. Advogamos que o fenômeno pode constituir um campo fecundo de investigações para pesquisadores de Estudos Organizacionais e apontamos trilhas de investigação a serem exploradas.