ID: 1840
Autoria:
Gláucia Maria Vasconcellos Vale, Liliane de Oliveira Guimarães.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 3, p. 325-337, Julho-Setembro, 2010. 13 página(s).
Palavras-chave:
criação e mortalidade de empresas , Empreendedorismo , imersão , indicadores de imersão , redes sociais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo, fruto de reflexão teórica e investigação empírica, analisa o fenômeno de imersão (embeddedness) do empreendedor e o impacto das redes sociais na criação e mortalidade de negócios, distinguindo aqueles que conseguem sobreviver daqueles que são extintos. Sua base empírica deriva de pesquisa de natureza quantitativa e comparativa, realizada no período 2008-2009. Para tratar os dados, foi desenvolvida uma proposta metodológica diferenciada, com indicadores capazes de aferir e mensurar alguns componentes de imersão e seu impacto no mundo dos negócios. Os resultados sugerem que existem diferenciações entre os dois conjuntos pesquisados e que as redes sociais podem influenciar positivamente nas possibilidades de sobrevivência das empresas no mercado. O artigo contribui com inovações no campo metodológico, além de oferecer contribuições no plano teórico, ajudando a desvendar algumas das dimensões do processo de criação e mortalidade de empresas, com resultados de natureza prática.