ID: 1869
Autoria:
Jacquelaine Florindo Borges, Cintia Rodrigues de O. Medeiros.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 2, p. 132-142, Março-Abril, 2011. 11 página(s).
Palavras-chave:
Drama , identidade corporativa , identidade organizacional , mosaico , performance
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A questão do que constitui a identidade de uma organização motivou produtivas conversações em busca de teorias, desde os anos 1980. Neste estudo, conduzimos o diálogo entre essa literatura e os conceitos desenvolvidos no campo da Antropologia da Performance. Como elemento facilitador desse diálogo, nós apresentamos, a título de ilustração, o processo de construção identitária da Ambev, companhia do setor de bebidas, em um período de contestação das regras sobre o consumo de álcool. Nossa análise mostra a natureza relacional do conceito de identidade da organização, um processo de múltiplas e fluidas interações construído em situações dramáticas e por atos de performance. Às questões que capturam a essência desse conceito, já presentes na literatura, nós adicionamos outra – “O que ou quem estamos nos tornando como organização?”.