ID: 35023
Autoria:
Claudio Ramos Conti, Rafael Goldszmidt, Flávio Carvalho de Vasconcelos.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 3, p. 273-289, Maio-Junho, 2015. 17 página(s).
Palavras-chave:
ciclo , empreendedorismo , flexibilidade , oportunidade , Recessão
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Recessões são eventos recorrentes nos quais a maioria das empresas sofre impactos severos enquanto outras são menos afetadas ou até prosperam. A gestão estratégica tem feito pouco progresso para entender tais diferenças de desempenho. Em um cenário de demanda reduzida, competição aumentada e muitas incertezas, a maioria das empresas tenta sobreviver cortando custos e investimentos, de maneira pró-cíclica. Mas as empresas poderiam aproveitar os recursos subestimados no mercado para investir, contra-ciclicamente, em novas oportunidades de negócios para superar a concorrência. Pesquisamos empresas brasileiras em várias indústrias sobre a recessão de 2008-2009 e analisamos dados usando PLS-SEM. Descobrimos que enquanto a maioria das empresas reduzem custos e investimento pró-ciclicamente durante as recessões, uma estratégia contra-cíclica de investir em oportunidades criadas pelas mudanças no mercado possibilitam desempenho superior. Firmas com propensão a reconhecer oportunidades, com orientação empresarial para investir e com flexibilidade para implementar os investimentos de modo eficiente são as mais bem sucedidas.