ID: 51567
Autoria:
Wesley Canedo de Souza Junior, Noel Torres Júnior, Dario Ikuo Miyake.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 58, n. 5, p. 475-493, Setembro-Outubro, 2018. 19 página(s).
Palavras-chave:
desempenho organizacional , máquinas e equipamentos , paradoxo do serviço , Servitização , sistema produto-serviço
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O papel da indústria manufatureira nas cadeias de valor tem se tornado menos expressivo diante da tendência de estagnação da demanda, comoditização dos produtos e diminuição da lucratividade. Diante desse cenário desafiador, um número crescente de empresas busca adicionar valor a seus negócios pela vertente da “servitização” (oferta de soluções produto-serviço). Contudo, a literatura dessa temática encontra-se dividida quanto à efetividade dessa abordagem, dado que, nem sempre, traz o impacto esperado no desempenho organizacional (paradoxo do serviço). Diante disso, o trabalho avaliou quantitativamente essa relação em empresas industriais do setor de Máquinas e Equipamentos. Dados sobre as diferentes categorias de serviços por elas desenvolvidas e seus impactos foram coletados. Verificou-se que há uma relação positiva e relevante entre a oferta da maioria dessas categorias e o desempenho organizacional, o que indica que, identificando e desenvolvendo uma composição de serviços consistente, é possível conduzir uma efetiva estratégia de servitização.